No Comments

A Geração Y (Millennials em inglês), Geração do Milénio ou Geração da Internet

Geração-Y-Millennials

A Geração Y (Millennials em inglês), Geração do Milénio ou Geração da Interneté um “novo” conceito em sociologia, e que se refere a indivíduos nascidos entre 1978 e 2000.

Eles já foram acusados de tudo: distraídos, superficiais, mimados e até egoístas. Mas preocupam-se com o ambiente, têm fortes valores morais e estão prontos para mudar o mundo!

Nascidos numa época de com grandes mudanças políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu e tornou-se numa sociedade de crescente individualismo e de extrema competição. Os Millennials não são jovens que, em geral, têm a mesma consciência política das gerações da época antecessora.  Conforme a evolução da política muitas das extremas diferenças entre partidos dissolveram-se dando-lhes a pouca sensação de diferença entre opções A e B.

Cresceram num mundo digital e estão, desde sempre, familiarizados com dispositivos móveis e comunicação em tempo real, como tal são um tipo de consumidores exigentes, informados e com peso na tomada de decisões de compra. São a primeira geração verdadeiramente globalizada, cresceram com a tecnologia e usam-na desde a primeira infância. A Internet é, para eles, uma necessidade essencial e, com base no seu acesso facilitado, desenvolveram uma grande capacidade em estabelecer e manter relações pessoais próximas, ainda que à distância.

Não se sujeitam a tarefas banais, ou consideradas de inicio de carreira e podem trocar várias vezes de emprego, em busca de novos desafios ou novas aprendizagens. Porém, para além dos diversos e aparentes defeitos que esta geração enfrenta, eles estão a revolucionar a forma como se encara e vive o mundo.

Eles são indivíduos de multitarefas, onde o estimulo e o entusiasmo tem de ser constante, são ávidos de testar os seus limites e revelam a necessidade de estar sempre a aprender o tempo todo.

A facilidade à informação geral e mesmo ao acesso pessoal, como uma simples pesquisa de um nome num dos motores de pesquisa como o Google ou Yahoo, estão também a mudar como estes encaram o mundo e a ética não só pessoal como profissional. Eles preocupam-se com o ambiente e estão atentas à relação que as empresas mantêm com o mundo. Chegou a hora da transparência, dos chefes transparentes e de superiores que devem ensinar. Isto pode confundir-se com falta de educação ou egoísmo, mas o que pretendem é criar vias de comunicação, onde só respeitam os que lhes merecem respeito e veem todos como em igualdade.

 

Referências:

Wikipédia – Geração Yhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y

Whatis.comhttp://whatis.techtarget.com/definition/millennials-millennial-generation

Reportagem “Geração Y” na Revista Galileu – http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html

Saiba quais as nossas soluções!

Subscribe to our newsletter!

Untitled-1Somos a Digitalinput, a sua nova solução de Marketing Digital. Trabalhamos consigo, para si! Até breve!

Mais artigos do nosso blog

Veja todos os artigos
No Comments
 

Deixe o seu comentário