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Google Analytics

O mundo digital está em constante evolução. Que a Internet é hoje um mundo totalmente diferente, do ambiente estático em que se viviam há uns anos atrás, já poucos têm dúvidas. Mas estará realmente a usufruir de todas as vantagens que este mundo novo tem para lhe oferecer?

Como e porque utilizar o Google Analytics

Alguma vez sentiu que o seu site não estava realmente a acrescentar algo ao seu negócio, ou que o mesmo não lhe fazia chegar informações suficientes, para que o auxiliasse nas sua tomada de decisões? Se já o pensou saiba que existem ferramentas no mercado gratuitas que o podem ajudar. E muito! O Google Analytics é um deles e é de extrema facilidade de instalar e começar logo a usar. Através dele poderá analisar em tempo real as visitas ao seu site, quantos utilizadores estão online ao segundo/minuto, como interagem eles com o seu conteúdo e que páginas ou produtos andam eles a ver… entre outros dados e estatísticas!

Interacção em tempo real

Exemplo-Google-Analytics

Para além de extremamente útil e de fácil utilização, a mesma possui, gera e envia relatórios personalizados e automáticos, com as estatísticas e dados que decidam ser mais importantes para o ajudar a si e ao seu negócio.

Imagine ter à distância de um clique todas estas informações vitais. De um momento para o outro, conseguir seguir as tendências dos seus clientes, acompanhar o desempenho do seu mercado e do seu Website. Imagine ter um determinado produto/serviço, que foi “estranhamente” mais pesquisado e visitado a partir do seu website, num determinado momento do dia/semana/mês. Que estratégia iria adoptar? Imagine que está a pensar expandir mercados ou até internacionalizar o seu produto ou serviço? Saiba que através desta ferramenta poderá saber quais as nacionalidades dos seus visitantes e a partir de que cidades visitaram o seu website. Isto é igualmente válido para o território de Portugal! Só o facto de poder começar a considerar este e outro tipo de informações e poder cruza-las com os seus conhecimentos do dia a dia e do seu negócio, obterá com certeza inúmeras vantagens, sendo extremamente úteis para a evolução do mesmo.

Dados-estatísticos-Google-Analytics

 

Métricas e Objectivos

Com certeza que ao mandar construir o seu website pensou em diversas estratégias que desejava atingir com o mesmo. Agora tem a possibilidade de configurar essas mesmas métricas e objectivos de um modo personalizado, entender quais as estratégias que estão realmente a funcionar, as que devem ser melhoradas, ou as que por outro lado, terá de investir mais esforços, capital e/ou recursos humanos.

Isto é particularmente útil porque permite acompanhar, quase como fisicamente o seu cliente, criando mecanismos de ajuda e interacção com o mesmo, no sentido de melhorar a sua experiência no geral com o seu conteúdo para que ambos consigam atingir os seus objectivos desde o inicio da necessidade até ser satisfeita no sua empresa. A isto se chama melhoria da jornada do seu cliente, que muitas das vezes se inicia na internet e poderá acabar em um qualquer estágio ou degrau de um ciclo de compra. Esta jornada poderá então ser iniciada por si,  e concluída pelo seu visitante quer seja no seu website, com um telefonema ou uma visita pessoal ao seu estabelecimento, tendo agora a possibilidade de analisar e optimizar no sentido de crescer e atingir mais e mais objectivos que se consigam lembrar.

Comportamento do consmidor digital

 

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