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Tendências do Marketing Digital para 2017

Antes de mais, temos de ter em conta que o futuro é impossível de prever, mas existem alguns sinais, indícios ou acções que estão a decorrer neste momento, que nos ajudam a tentar encontrar e definir algumas das tendências futuras.

O Marketing Digital é uma área que tem uma dinâmica muito forte e de constante mutação. É muito complicado saber exactamente se, estas ou aquelas estratégias, vão resultar na perfeição, pois estão dependentes de diversos agentes.

Um dos factores fundamentais é o nosso comportamento enquanto consumidores de conteúdos digitais, marcamos as tendências sem quase nos apercebermos.  Os conteúdos assumirão, uma vez mais, a maior parte da importância em toda a estratégia.

O que vai mudar é a forma como esses conteúdos são apresentados, escritos, acompanhados, divulgados e consumidos. Tendo em conta estas 4 fases, vamos então apresentar algumas das tendências do Marketing digital para 2017:

1. Conteúdos Escritos

O que é que se pesquisa e consome na Internet? Conteúdos! A forma como os vamos criar, apresentar, acompanhar, partilhar e consumir vai ter de ser adequada e inerente à realidade do comportamento do consumidor.

Já está comprovado que as empresas que, para além de conteúdos bem escritos nas suas páginas, têm um blog associado ao seu Website, geram muito mais visitas e potenciais vendas. Escrever regularmente artigos, funciona como uma alavanca para a sua marca criar muito mais confiança junto dos consumidores e assume um importante papel na descoberta das suas preferências enquanto utilizadores e fãs da sua empresa.

Cada vez mais, é importante escrever de forma simples, informativa, com parágrafos curtos e com a quantidade certa de palavras. As key words são importantes, mas é mais importante a mensagem que se transmite e como se preconiza nos mais diversos meios de partilha de informação.

2. Conteúdos Visuais

Os conteúdos visuais tem uma importância cada vez maior e quando bem interligados com os conteúdos escritos, são de uma eficácia bastante elevada. Devido à velocidade com que, hoje em dia, os dias passam e à incrível quantidade de informação que circula na Internet,  o tempo é, progressivamente, mais precioso e, como tal, as pessoas não querem perder muito tempo a pesquisar e a consumir conteúdos.

Aliado a uma boa estratégia de propagação e de usabilidade, um bom impacto visual atinge o seu potencial máximo e ganha todo o seu valor.

3. Usabilidade

Cada vez um factor mais importante, também pelas razões acima descritas, pois o utilizador, cada vez mais, é informado, já sabe o que quer e pretende chegar ao seu objectivo da forma mais rápida possível (menos cliques possíveis no seu Website). Já é uma realidade e é cada vez mais uma tendência primordial, ter um website bem estruturado, com linguagem simples e de fácil navegação.

4. Custo de PPC

Cada vez mais o recurso a publicidade na Internet é crucial, pois todas as empresas o estão a fazer, tornando as estratégias puramente orgânicas mais difíceis de executar. Aqui a questão é que a tendência, devido à enorme procura, dos valores por clique é de aumentar, situação que já se verificou em relação ao ano anterior. Podemos concluir, que para obter os mesmos resultados, possivelmente sairá mais caro.

5. Dispositivos Móveis

Já não é novidade para ninguém, pois acreditamos que, neste momento, esteja a ler este artigo num dispositivo móvel. Estes aparelhos outrora considerados o second screen, já são definitivamente first screen, situação que se vai manter e até se enraizar de forma crescente.

Isto faz com que estratégias de Marketing Digital bem delineadas, jamais possam descurar os dispositivos móveis. Sendo muitas delas, feitas a pensar exclusivamente nestes dispositivos.

6. Pesquisas

O Google continuará a ser a líder em pesquisas mas, não podemos descurar motores de busca como o Bing e o Yahoo e as funcionalidades de pesquisa integradas em plataformas como o Facebook e o Youtube, que atraem diariamente milhões de utilizadores que muitas vezes não utilizam um motor de pesquisa “puro” para chegar à informação que pretendem, fazendo-o directamente na rede social que estão a utilizar.

Deste modo, já não podemos definir estratégias de PPC, somente para motores de busca, muito menos só para o Google. Há que pensar como é que as pessoas pesquisam nesse momento, um exercício simples pode-se resumir a observar como é que os seus amigos e familiares se comportam nas suas pesquisas online.

7. Estratégia Global

Há que pensar global. Segundo a Cisco, em 2020 haverão 50 biliões de dispositivos conectados à Internet, ou seja, cada pessoa poderá ter em média 3 a 4 dispositivos, utilizando os mesmos em simultâneo. Por exemplo, uma pessoa poderá estar a trabalhar num computador, a utilizar o telemóvel para actualizar as redes sociais, enquanto tem um tablet aberto para realizar compras no eBay ou ver o saldo da conta bancária, tudo no mesmo espaço de tempo.

Há que acompanhar as tendências e ver como se estão a comportar as pessoas, que dispositivos estão a utilizar para chegar à informação que pretendem e direccionar a estratégia para todos eles. Fácil não é? Nem por isso… Mas não desespere, por tentativa erro irá concretizar os seus objectivos.

Resumindo, ter bons conteúdos, bem escritos e acompanhados com elementos visuais, apostar numa boa usabilidade, gerir bem as suas campanhas de publicidade online e ter em conta uma estratégia global são  meio caminho andado para uma estratégia de sucesso.

Obrigado pela leitura do artigo e, não se esqueça, pense sempre global.

 

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