Enquadrando o Email Marketing
Com a dinâmica e voraz evolução das ferramentas de comunicação web, questionamo-nos se o Email Marketing continua a ter a importância de outros tempos.
O aparecimento de Redes Sociais online, como é o caso do Facebook, o Twitter, o Instagram , o LinkedIn vieram revolucionar a forma como se criam conteúdos para a Internet e como os estes conseguem influenciar o comportamento do consumidor.
Através das Redes Sociais online, conseguimos criar uma ligação com o cliente, quase a tempo real, fazendo com que este crie laços de proximidade e confiança com a empresa.
Depois de uma curta descrição do que é o poder dos Social Media, poderemos afirmar que o Email Marketing tem os dias contados?
A resposta gera sempre controvérsia, mas a realidade é que o Email Marketing continua a ter uma forte presença numa estratégia de comunicação online, para isso basta pensarmos no seguinte:
Pros:
- Tem o potencial de atingir um enorme público. Quantos utilizadores de internet há no mundo? Quantas contas de email existem por utilizador?
- Quando bem trabalhado, o Email pode ser personalizado e levar a mensagem certa ao cliente certo. É mais intimista.
- Menos dispendioso que a publicidade física e nos Media, podendo até ser a custo zero.
- É um meio de promoção instantâneo.
Contras:
- Ser confundido como Spam.
- As pessoas já estarem saturadas de informação forçada e inútil para os seus standards.
- É difícil. Trabalhar conteúdos não é tarefa fácil, exigindo muito empenho, trabalho e muitos testes.
Uma pequena análise
Os contras do Email Marketing podem ser esbatidos com os pontos a favor desta técnica de promoção online.
Vejamos o seguinte:
O facto muitas pessoas já estarem fartas da comunicação feita por email, pode ser contrariada com um conteúdo de interesse. Para tal temos de segmentar muito bem a mail list, de modo a saber quais as preferências daquele público, de modo a adaptar a comunicação às mesmas.
Um exemplo…
A Royal Canin é uma marca que trabalha o Email Marketing de uma forma muito eficaz, isto deve-se a alguns fatores chave que facilmente se percebem analisando as suas comunicações.
Eles criam estratégias que evolvam o consumidor, explorando o seu maior ponto fraco (se assim se pode denominar), os seus animais de estimação.
Como o fazem?
- Começam por dirigir a mensagem ao próprio animal. (O email vem dirigido ao animal de estimação, com o seu nome).
- Criam jogos que envolvem os donos, explorando temas aos quais estes dão primazia (A saúde e a alimentação).
- Toda a comunicação é cheia de butões call to action para diferentes temáticas e gamas de produtos.
- A linguagem é informal, simples, mas muito envolvente. Criando uma boa ligação simpática entre a empresa e o cliente.
- Usam um design flat, dando sempre enfase ao animais de estimação, apelando ao seu lado mais carinhoso e “humano”.
Para concluir
Existem milhares de marcas de comida para animais, mas o que as diferencia, para além da qualidade dos seus produtos, é a forma como fazem a sua comunicação. Este tipo de empresas consegue demonstrar que o Email Marketing é muito importante e pode ser explorado de diversas maneiras, sendo a imaginação o limite.
Continue a utilizar esta técnica pois, com trabalho, paciência ainda lhe vai dar frutos
Subscribe to our newsletter!
Comentários recentes
- DIGITALINPUT em Como atualizar o seu tema e plugins wordpress
- criação de site em Como atualizar o seu tema e plugins wordpress
- DIGITALINPUT em Como atualizar o seu tema e plugins wordpress
- casquette obey em Como atualizar o seu tema e plugins wordpress
- Ferramentas Webmaster - Digitalinput em Marketing Digital… O que é e o Porquê!
Artigos recentes
- Consultoria em Adwords Outubro 12, 2016
- Porquê criar um Website? Outubro 7, 2016
- Vale a pena apostar em Publicidade no Facebook? Setembro 16, 2016
Todas as Tags
Deixe o seu comentário cancel
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.