Ferramentas Webmaster

 

Ferramentas Web Master

Já havíamos falado da Importância do Google Analytics para a análise e gestão do seu Negócio Online. Hoje decidimos falar acerca da importância que as Ferramentas Web Master poderão ter no seu negócio.

Existem inúmeras ferramentas Web Master Online que possibilitam fazer a gestão do seu Website na Internet. Umas mais poderosas, outras sem tantas opções, mas o que interessa aqui destacar são as ferramentas gratuitas disponíveis, por uma questão de critério e adaptando as estratégias à realidade Económica Empresarial existente em Portugal.

Optimização de Websites para Motores de Pesquisa

Também já aqui esmiuçámos a Importância do Marketing Digital para melhorar a sua comunicação empresarial, optimizar o seu negócio, fidelizar clientes e consequentes vantagens que lhe poderá trazer. Mas saberá mesmo o que significa optimizar Websites para Motores de Pesquisa?

Primariamente será importante aqui referir, que um dos activos mais importantes de empresas como a Google são os conteúdos. Eles sabem que quando os clientes usam o seu serviço, pretendem encontrar uma solução para o seu problema e querem que os mesmos, em poucos passos, os consigam resolver. Deste modo certificam-se que o cliente volta e continuará a usar os seus serviços, rentabilizando assim outros negócios tais como as publicidades pagas e a fidelizar clientes. É por isso que nos últimos anos se têm assistido a tantas transformações nos algoritmos Google. Eles mexem nas directrizes para que consigam indexar e dar primazia a Websites que se preocupam em produzir bons conteúdos para os seus clientes, e consequentemente, penalizam cada vez mais quem quer sucesso rápido e utiliza estratégias denominadas como de “Black Hat” para posicionar o seu negócio na Internet.

Como devem imaginar e já estarão fartos de ouvir, a Internet é um mundo de páginas e resultados sem fim. Quando se submete uma pesquisa no Google, Bing ou um outro qualquer motor de pesquisa, estes têm a capacidade de analisar centenas de milhares de páginas em poucos segundos, mostrando-lhe resultados directamente relacionados com a palavra chave utilizada na pesquisa e ainda uns quantos Websites que contém artigos relacionados com a mesma. Então, como saberão eles onde estão esses conteúdos, como sabem que os mesmos satisfazem a procura, como mostram resultados tão depressa e ainda mais importante, quais os parâmetros utilizados para dar mais primazia e destaque a uns que a outros? A resposta a esta pergunta é que os motores de pesquisa fazem o seu trabalho de casa. Todos os dias analisam milhares de Websites, registanto o seu conteúdo, utilizando algoritmos para os classificar, para que quando alguém submeta uma pesquisa eles saibam imediatamente o que mostrar. Ao utilizar Ferramentas Web Master, estará a contribuir e a ajudar que estes motores percebam o conteúdo do seu website, as suas vantagens, ganhando assim a “simpatia” e posições no Ranking.
Deixamos aqui um pequeno vídeo (em inglês), que procura explicar como funcionam os mecanismos dos motores de pesquisa.

Uma vez percebido como funcionam estes mecanismos, fica a faltar onde e quando podemos nós optimizar o nosso Website, artigos de Blog ou uma outra qualquer página de Internet para os Motores de Pesquisa. De referir que optimização de conteúdos ou “Search Engine Optimization” (SEO) por si só é um processo muito eficiente, traz imensos resultados a custo zero para as empresas, mas é sobretudo um processo moroso e uma estratégia de longo prazo para a sua empresa. Mas quando bem implementado, é um dos que mais retornos lhe poderá trazer.

Como utilizar as Ferramentas Web Master

Todos os motores de pesquisa possuem as suas Ferramentas Web Master. A utilização de um ou de outro, passará inteiramente pela sua estratégia empresarial, se bem que na nossa humilde opinião, deverão usar-se o máximo possível, aumentando assim a exposição do seu Website e aumentando as possibilidades do nosso anúncio ser mostrado em detrimento de um da concorrência.

Para começar a utilizar, obrigatoriamente terá que ter uma conta de email em cada um dos motores de pesquisa que pretende utilizar. Este é um passo importante e obrigatório para utilizar os seus serviços. Após criar um email, para aceder, poderá pesquisar por Web Master seguido do motor de pesquisa que pretende utilizar, que encontrará facilmente o local para o registo no serviço.

Existem diversos tutoriais de como interligar o seu Website com ferramentas Web Master. Colocamos um vídeo em que se explica como proceder para interligar o seu Website a estas plataformas. Apesar de ser especificamente o Google Search Console, a maneira de trabalhar com as restantes são muito parecidas. Por isso, com uma tirará outra!

Vantagens das Ferramentas Web Master

Finalmente as vantagens e o porquê de utilizar estas ferramentas Web Master. Numa estratégia de Marketing Integrada, que visa melhorar constantemente os conteúdos do seu Website, optimizar experiência do cliente, a exposição orgânica do seu Website, a taxa de cliques e a taxa de impressões dos seus anúncios, a interligação e conhecimentos desta ferramenta é de extrema importância. O painel do Google Search Console é o seguinte:

Ferramentas Webmaster

Esta ferramenta permite gerir os mais diversos aspectos relacionados com o seu Website. Apenas iremos referir alguns que achamos de momento serem os mais importantes, sendo que se tiverem dúvidas com alguma das funcionalidades, comentem este artigo que tentaremos ajudar.

1 – Melhorias Html

Neste local é o próprio Google que o avisa dos possíveis erros que o seu código Html possa ter, que estão a afectar os seus conteúdos e assim a penaliza-lo nos resultados da pesquisa. Não só aponta erros, como dá instruções e sugestões de como corrigir e melhorar as suas páginas, para que consigam chegar a um extremo máximo onde não existem erros e tudo é processado como deve ser para assim não sofrer quaisquer penalizações pelos seus algoritmos.

2 – Marcador de Dados

Com esta ferramenta torna-se muito mais fácil de promover o seu negócio e encontrar o segmento e o público alvo que deseja. Antes seria necessário contratar um programador de nível avançado que lhe permitisse introduzir certos dados que identificam o seu negócio, que o tornam especial e único. Hoje esta ferramenta realiza o trabalho dificil por si e apenas com alguns cliques, consegue colocar nas suas páginas informações preciosas tais como o local onde está sediada, a tipologia do negócio, o horário de abertura e fecho, se o site é por exemplo empresarial se uma loja online etc… Estas informações, consoante a sua estratégia de Marketing são importantes pois permitem que o seu site atinja as pessoas certas, nos momentos certos.

3 – Links para o seu site

Já alguma vez recebeu uma chamada a dizer que viram num qualquer Website que não o seu, uma qualquer promoção que não coincide com a realidade? Que o seu Website está a aparecer em locais mais duvidosos e que não coincidem com a sua estratégia delineada? Saiba que aqui conseguirá identificar todos os Websites que tem ligações diretas (links) para o seu site e para quais as páginas que eles estão a direccionar. Isto é importante não só para identificar possíveis parceiros, mas também para que possa controlar o onde e o quando o seu Website aparece aos seus possíveis clientes…

4 – Estatísticas de pesquisa

Não menosprezando outras técnicas e ferramentas, é de nossa opinião que este é um dos locais mais importantes para a sua estratégia de conteúdos. É aqui que conseguirá ver o resultado de todo o seu trabalho árduo em termos de pesquisa e implementação de Keywords e estruturação de links. Ele diz qual a palavra chave usada, quer para entrar no seu Website ou que lhe possibilitou a impressão do seu anúncio, a posição do mesmo em relação a outros anúncios e a taxa de interacção. É assim a partir daqui que consegue verificar as estratégias e optimizar consoante os resultados. Imagine uma keyword secundária relacionada com o seu negócio e que possibilita ficar em primeiro lugar nos resultados Google, enquanto uma outra que é mais ligada com o seu negócio mas aparece na página 120, em qual iria apostar?

Ferramentas de Webmaster

 

5 – Sitemaps

Sitemap é literalmente um mapa do seu site. Se quiser que o seu Website seja mais fácil e rapidamente indexado e com um maior rigor, deverá então enviar diretamente para os motores de pesquisa a estrutura do seu website e dos seus links. Isto minimizará erros de indexação, gera relatórios de possíveis erros e consequentemente poderá melhorar os seus resultados no Google.

Uma vez mais dizemos que a Internet é um mundo complicado, mas uma vez mais também afirmamos que o mesmo não tem de ser dispendioso! Cada vez mais são as próprias empresas que se adaptam e nos oferecem alternativas realmente úteis e que nos podem ajudar a preço bastante reduzido se não gratuito e assim só terá que perder umas boas horas a perceber como funciona este mundo e aprender como tirar partido dele.

Se não quiser perder umas horas, contacte-nos… pelo menos o diagnóstico da sua situação e o orçamento são gratuitos, portanto o que têm a perder?

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