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A cada dia que passa mais e mais se houve falar deste termo, Marketing Digital. Então o que é isso do Marketing Digital, como posso aderir e como pode o meu negócio/serviço ou empresa beneficiar disso?

Primeiro será necessário diferenciar Marketing Digital de WebMarketing, pois como são termos muito semelhantes poderão causar alguma confusão na cabeça dos utilizadores ou interessados neste tipo de serviços.

Marketing Digital

Marketing Digital é a fase e o termo indicado para a altura em que se pensa quais as melhores ferramentas, técnicas e acções que um produto, empresa ou serviço pode utilizar por forma a chegar aos seus consumidores. O mesmo pode incluir um Plano de Marketing Digital, que se traduz em um documento especialmente criado, onde se compila e engloba quais as melhores estratégias para um produto ou um serviço específico chegar a um determinado tipo de consumidores de uma maneira rápida, de forma relevante, personalizada e com eficiência.

Webmarketing

Pode ser definido como o executar de um conjunto de acções desempenhadas por um profissional em ambiente digital, que se destinam a realçar uma presença ou a existência de uma empresa, um profissional, pessoa, ou mesmo uma ideia em uma área localmente pré definida ou em toda a rede mundial da Internet. Utilizar por exemplo um serviço da google para submeter um mapa de um site para melhorar e acelerar a indexação por parte dos motores de pesquisa e assim melhorar a apresentação do nosso anúncio nestes meios, é uma acção de webmarketing.

Posto isto, o restante artigo irá ser desenvolvido para que possam entender o que é o Marketing Digital e como podem pequenas e médias beneficiar com ele…

 

Mensurabilidade

Nos dias que correm ter um bom website deixou de ser suficiente. É de extrema importância que o interligue a ferramentas de análise digital como o Google Analytics para assim começar a extrair o sumo das suas visitas.

Estas plataformas de análise digital, são extremamente importantes para perceber as visitas diárias/mensais que tem ao seu website, quais os conteúdos com que os utilizadores mais interagiram e para perceber como se pode melhorar a experiência global do seu consumidor com o seu website. Estes programas oferecem ainda a possibilidade de obter mais informações, que poderão ser vitais para que possa compreender melhorar qual o seu público-alvo ou que mercados poderão estar mais receptivos para receber o seu negócio.

 

Atingir o seu público alvo

Com as novas tecnologias a proliferar e com o aparecimento das denominadas “novas redes sociais”, torna-se mais fácil para as organizações, perceberem quase em tempo real o que estão os consumidores a falar delas ou a forma como percepcionam as estratégias e imagem adoptadas por uma empresa. De certa forma, podemos resumir as suas vantagens, como uma maneira fácil de criar e segmentar públicos alvo, de acordo com tendências, gostos, sexo ou idades para mais facilmente conseguir entregar conteúdos cada vez mais relevantes e personalizados e que vão ao real interesse do seu consumidor.

Iremos incluir neste ponto uma outra técnica que é o email Marketing. O email marketing é uma maneira extremamente eficaz de proliferar os seus conteúdos ou produtos. Embora seja já uma técnica antiga, de dia para dia vão aparecendo novas soluções que lhe permite cada vez mais segmentar ou construir uma base de dados, que com técnicas e instrumentos eficazes, o email marketing é capaz de atingir consumidores com uma comunicação pessoal e entregando-lhe conteúdos que realmente lhe interessam e vão ao encontro das suas necessidades. Tornando-se assim numa das principais ferramentas capazes de fazer atingir os seus objectivos comerciais.

 

Conteúdos

Já todos ouvimos a expressão, muito comum entre os copywriters, que “o conteúdo é rei”. Primeiro que tudo, os conteúdos têm de ser agregados de valor para o cliente, devendo comunicar de forma a que sejam fáceis de entender e que respondam às dúvidas em que se pretendem esclarecidas.

A vantagem de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdos para a web, é que conseguimos comunicar com quem queremos, de forma objectiva e transmitindo uma maior confiança, ao contrário de outros meios mais tradicionais que espalham uma mensagem pouco trabalhada e só com o puro intuito de vender.

Porquê o Marketing de Conteúdos?

– Cria confiança para com a sua empresa e produtos/serviços.

– Se gostarem dos conteúdos e apresentarem a informação pretendida, as pessoas irão voltar para mais e estarão mais abertas a adquirir produtos e ou serviços

– Os motores de busca agradecem, pois dão primazia a conteúdos de qualidade e com boas palavras-chave.

 

Website

Um bom website é aquele que consegue captar a atenção do utilizador induzindo-o a navegar em pelo menos 3 páginas do seu site e, mais importante, fazendo com que o ajude na concretização dos seus objectivos empresariais.

Assim é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo, quais os seus interesses, os seus hábitos de pesquisa a maneira como estes se relacionam com o seu produto ou negócio e aliar a usabilidade e os conteúdos do seu site com os objectivos da sua empresa. Só desta forma se garante que o seu site está em linha com a sua estratégia e está efectivamente a funcionar como uma mais valia para o atingir dos mesmos.

O seu website é o seu principal centro de operações, e no qual todas as estratégias deverão fluir. Isto aumentará não só a sua notoriedade de marca, uma vez que o seu site é visitado e consegue espalhar a sua mensagem, como para efeitos de SEO e posicionamento de motores de busca é extremamente importante, pois as novas regras por parte destas empresas é o de dar primazia nos resultados a empresas, blogs ou conteúdos que sejam realmente do interesse do consumidor e relacionados com as suas pesquisas.

 

Agora que já está um pouco mais familiarizado com o termo Marketing Digital, avançe com o seu projeto e nunca se esqueça que deverá focar toda a sua atenção para uma melhor experiência do utilizador.

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